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Materiais para Lápis de Cor: Tudo o que você precisa saber

Ingrid Fornazari

Esse artigo vai explorar os principais materiais disponíveis para desenho com lápis de cor, apresentando um guia abrangente de diferentes materiais envolvidos na execução de desenhos realistas com lápis de cor.


Além da descrição dos materiais tem também dicas de utilização e conservação dos mesmos.


foto de vários lápis de cor arranjados em círculo sobre

Os materiais citados aqui foram testados por mim ao longo de vários anos trabalhando com lápis de cor, e embora cite algumas marcas de produtos, esse artigo não tem promoção paga, nem nenhum tipo de patrocínio. Todos os produtos citados foram comprados com meu dinheiro e as opiniões são baseadas na minha experiência.


Espero que esse pequeno guia, ajude a conhecer melhor os materiais usados em desenhos com lápis de cor, capacitando os leitores a fazer escolhas mais embasadas na hora de comprar seus materiais artísticos.



Papéis


Papel Bristol

Existem dois tipos de papel Bristol o velum e o Smooth (liso em inglês) e ambos podem ser usados para lápis de cor. O Smooth tem uma superfície bem lisa, e é muito branco.


Trabalhos em lápis de cor nele ficam com um acabamento excelente, mas ele não aguenta tantas camadas como um papel com mais textura, então isso é algo para se ter em mente quando for utilizar lápis de cor nele.


Desenho de uma arara pousada em um galho, feito com lápis de cor em papel Bristol
Desenho feito em papel Bristol Smooth (liso)

Eu usei muito esse papel no início dos meus desenhos com lápis de cor, mas acabei experimentando e mudando para outros papéis com o passar do tempo.


O Bristol Velum já tem mais textura, e muitos preferem utilizar ele em vez do Bristol smooth. Mas isso é uma questão de preferencia pessoal e de como você adapta as suas técnicas com lápis de cor.


Diversas marcas fabricam esse papel, é importante pesquisar bastante antes de comprar pois o preço varia muito de marca para marca e entre lojas de materiais artísticos.


Papel para desenho 200gm²

Geralmente vem em blocos os tamanhos A4 ou A3 são os mais fáceis de achar. É um bom papel com valor acessível. Não é o melhor papel para lápis de cor, mas aguenta bastante camadas.


É um papel mais rugoso. Por ter textura não vai deixar o acabamento tão liso quanto o Bristol, mas fica muito bom, abaixo tem alguns desenhos que fiz nesse papel.





Papel para aquarela

O papel para aquarela tem diversas gramaturas e apresentações. Para lápis de cor o ideal é o papel prensado a quente (hot press) ele tem uma superfície mais lisa do que os prensados a frio. Esse papel é apresentado em várias gramaturas. Para lápis de cor eu utilizo a gramatura 300 gm², mas existe gramaturas maiores desse papel, e eu vi artistas que usam gramatura 600 gm² mas o custo é maior.






O papel aguenta camadas de lápis como nenhum outro. Esse é na minha opinião o ideal para lápis de cor e os pontos negativos são que só tem branco e o custo desse papel aqui no Brasil que é alto, se não fosse isso usaria ele com mais frequência.


Papel para giz pastel

O que originalmente era um papel apenas para giz pastel acabou encontrando um espaço entre artistas de lápis de cor.


Existem vários tipos de papel para giz pastel com características diferentes, alguns tem uma superfície que parece uma lixa fina, outros tem uma textura que lembra o papel camurça, e outros ainda tem texturas acentuadas para "segurar" o giz no papel.


Eu já vi trabalhos com lápis de cor em vários tipos de papel para giz de pastel. O custo desse papéis aqui no país é muito alto, e embora eu seja a favor de investir num bom papel, acho que esse custo não vale a pena, já que temos outros papéis que cumprem a função com menos de um terço do valor.


Se você já leu meus artigos ou viu meus vídeos, percebeu que eu uso e recomendo sempre um papel para gis pastel, o Mi-Teintes, ele é um papel bem versátil e tem um valor acessível.


Uma das coisas que acho mais legal nesse papel é que ele pode ser usado dos dois lados. Ele tem um lado que tem uma textura alveolar, e outro mais liso, veja na foto abaixo. O lado com textura é ideal para giz pastel e o lado mais liso pode ser usado com lápis de cor.


Esse papel tem textura mesmo do lado liso, você sente quando passa o lápis, e apesar de não ter uma gramatura tão alta aguenta quase tantas camadas de lápis de cor quanto o papel para aquarela.


desenho realista de menina em lápis de cor não finalizado sobre mesa com vários lápis de cor espalhados
O desenho acima, que também é o desenho da página inicial do site, foi feito em no Mi-Teintes, que é um papel para giz pastel.

Por outro lado, devido a essa textura você não consegue um acabamento liso, liso, fica bom mas você vê a textura quando chega perto. Eu não me importo com isso, mas se você que acabamento de pintura então talvez o papel para aquarela ou o Bristol sejam escolhas melhores.


Outra coisa que me fascina nesse papel são as cores. Ele tem várias cores diferentes e eu gosto muito de usar os tons de cinza e bege e marrom para pintar com lápis de cor. E em alguns tons como o marrom desse desenho abaixo, você consegue colocar cores claras por cima de cores escuras e elas aparecem. Incrível né?

desenho não finalizado de uma coruja em lápis de cor sobre papel marrom

Algo que você precisa prestar atenção, quando for usar esse papel, é que ele não é um papel feito para técnicas úmidas, então se você for usar solvente é importante não usar muito por vez e prender o papel na prancheta com fita crepe ou adesiva, porque o papel vai entortar quando você molhar.


desenho em lápis de cor com uso de solventes


O desenho que eu fiz da hortênsia, usando solvente, o papel ficou com as pontas levantadas, mesmo usando fita crepe nas bordas, e deu o que fazer para deixar reto de novo.




Lápis de cor


Esse dispensa apresentações, é nosso velho conhecido. Mas tem diferença de um lápis de cor para o outro?


Sim, o lápis de cor é formado por pigmento, caulim e aglutinante basicamente. Onde o pigmento é que dá a cor, o caulim ajuda a dar consistência a mina do lápis e o aglutinante é o que mantem tudo junto.


E é o tipo de aglutinante que vai determinar o tipo do lápis de cor, podendo apresentar de 3 tipos: a base de cera, a base de óleo e o aquarelável.


Uma outra classificação do lápis de cor é quanto ao seu uso, temos os escolares e os profissionais.


Foto de caixa de lápis de cor

Embora alguns coloquem o lápis pastel como um lápis de cor, ele não se encaixa nessa categoria porque é feito a partir dos mesmos materiais do giz pastel e não tem os aglutinantes que o lápis de cor tem.


Escolar ou profissional? Qual escolher?

A diferença entre eles é a quantidade de pigmento e o acabamento externo. Como pigmento é muito caro, os lápis escolares tem menos pigmento e mais aglutinante, por isso as cores demoram um pouco mais para colorir o papel do que os lápis profissionais.


Os lápis profissionais, além de ter mais pigmento e melhor acabamento externo em geral tem um lightfastness (capacidade de resistir ao desbotamento) melhor que os escolares. Enquanto que os melhores lápis profissionais garantem que as cores duram de 50 a 100 anos em condições de museu, os escolares desbotam em 3 a 4 anos, ou menos, é claro que as condições de armazenamento do desenho vão contribuir para uma maior duração ou não das cores.


Existe ainda linhas de lápis de cor que ficam entre os dois, não são escolares mas não são profissionais. Alguns lugares chama essas linhas de Studio, semiprofissionais. Em geral elas tem algum lightfastness mas eles estão em torno de 25 a 50 anos em condições de museu. Eles tem mais pigmento que os lápis escolares e uma acabamento quase tão bom quanto os profissionais.


Enquanto os lápis de cor escolares são encontrados apenas em estojos a partir de 12 cores. Os lápis profissionais, além do estojo podem ser comprados por unidades ele também são vendidos avulso. Então se acabar uma determinada cor do seu conjunto você pode comprar apenas aquela cor sem precisar comprar um conjunto inteiro. Ou você pode fazer como eu, que em vez de comprar um conjunto de lápis, compro apenas as cores que uso. Assim tenho todos os lápis que preciso, sem gastar muito.


Lápis para esboço


O lápis para transferir o esboço para a folha deve ser macio e fácil de apagar.


Prefira os HB ou 2B, pois além do mencionado acima, se fizer um traço leve, você consegue cobrir com o lápis de cor.


Lápis como o F, H ou 2H apesar de serem claros, são muito duros e podem marcar a folha deixando um sulco.


Se isso acontecer, quando você passar o lápis de cor por cima o sulco vai ficar destacado no papel, porque o pigmento do lápis não vai entrar nesse sulco e não há o que fazer.


Quanto aos lápis B mais escuros, eles vão aparecer por baixo da cor que você colocar, especialmente cores claras, como amarelos, rosas, verde e azuis e ainda podem não apagar totalmente, deixando manchas no papel que também vão aparecer no seu desenho final.


Se o desenho em questão tem um fundo claro, como por exemplo, um animal de pelagem branca, ou uma ave amarela, ou de cor clara, prefira usar um lápis de cor para passar o desenho no papel.


Folha de Apoio


Eu acho a folha de apoio um material essencial tanto para desenhos com lápis de cor, quanto para grafite.


A folha evita que sua mão fique esfregando sobre o desenho, o que pode borrar o desenho, ou transferir os óleos naturais da pele para o desenho, o que vai causar manchas.


O papel ideal para isso é o papel glassine (ou papel manteiga), pode até ser aquele de cozinha mesmo. Se bem que o artístico é bem barato. O glassine por ter aquela superfície que parece encerada, não borra o desenho, mesmo quando você apoia bastante a mão no papel e além disso o lápis de cor não gruda no papel.


Você pode usar uma folha sulfite ou outro papel branco como folha de apoio, desde que o mesmo esteja limpo, mas se você esfregar o papel sobre o desenho um pouco da cor vai ser transferida para ele.


Borracha


Borracha Maleável

A borracha maleável é um material que acho essencial para desenho, independente do que você vai usar, se é lápis de cor, grafite ou carvão.


Mas no caso do lápis de cor ela serve tanto para tirar as camadas superficiais de lápis de cor, como por exemplo quando você quer criar um ponto de luz ou só clarear um pouco uma determinada área. Outro ponto positivo é poder moldar a borracha no formato que você precisa.


foto de borracha maleável para desenho


E por último elas não borram, depois que você retirou uma quantidade de pigmento ela para de apagar e tem que “limpar” a borracha, o que basicamente é ficar esticando e dobrando ela até todo o pigmento que está nela sumir. Se você ficou confuso aqui e quer saber tudo sobre borracha maleável tem esse artigo aqui, só sobre ela.


Borracha comum escolar macia

Eu costumo usar essa da foto, ela é de um tamanho bom, ótima para apagar grandes áreas e se você passar de leve não danifica o papel. E por ser menor, você consegue apagar detalhes pequenos. Também é possível cortar as quinas da borracha para apagar linhas com maior precisão.



Outras borrachas que podemos usar com lápis de cor

Borracha para desenho

É uma borracha de polímero sintético que não solta farelos, feita especialmente para desenho.


Eu não uso porque precisa limpar a borracha depois de cada uso, e eu simplesmente esqueço e acabo borrando o desenho. Mas se você não é tão desligado quanto eu, é uma boa, apaga super bem sem os farelos para limpar depois.


Custa menos de 10 reais e dura bastante.


Tombow monozero

É uma caneta borracha de 2,3mm ela é uma borracha de precisão e é bem cara, não vou mentir, mas ajuda muito nos pequenos detalhes.


Não é um item essencial, você pode obter o mesmo efeito cortando o canto de uma borracha comum. Só dá um pouco mais de trabalho.


O lado bom é que ela tem refil, que também não é barato, mas é bem menos que o custo da caneta borracha completa.


O lado ruim é que só é fabricada pela Tombow lá no Japão, e não há genéricos, então não tem como fugir do preço salgado.



Apontador


Os apontadores de mesa (aqueles que tem uma manivela) são muito bons para lápis de cor, eles fazer uma ponta mais longa e fina do que os apontadores escolares comuns.


Duram anos o meu último durou 5 anos e eu usava todos os dias.


Os apontadores escolares também são bons, mas a ponta do lápis é menor e não tão fina e você tem que trocar de apontado com frequência maior.


Como saber quando trocar de apontador?

Se seu apontador está “mastigando” a madeira do lápis e não consegue apontar direito, ou se toda vez que você vai apontar um lápis a ponta quebra no apontador, então é hora de trocar de apontador.



Outros materiais usados em lápis de cor


Boleador

São usados para fazer marcas no papel, por exemplo você vai desenhar um gato e ele tem bigodes brancos que passam pelo meio da pelagem. Para facilitar a execução, antes de começar a pintar você marca esses bigodes com o boleador, e quando pintar a cor não vai pegar nessas áreas.


Esfuminho

Serve para mesclar e suavizar a pintura com lápis de cor. Seu uso é igual ao grafite, porém no lápis de cor os efeitos são mais suaves.

foto de esfuminhos e tortillions

Solventes

Os solventes são usados para dar aspecto de pintura com tinta ao lápis de cor. Existem 2 tipos de solventes para lápis de cor os líquidos e os secos.


Os secos são os lápis blender, que em geral tem a mesma composição de um lápis de cor normal só que sem pigmento. Ao passar sobre o lápis de cor ele mescla as cores e dá uma aparência brilhante ao desenho se você usar demais.

Foto de canetas blender (blender pens)
Canetas blender

Na parte dos solventes líquidos temo vários tipos entre eles a água raz (artística), álcool isopropílico, as canetas blender, que tem um solvente próprio para lápis de cor, também existem alguns solventes ditos naturais como o Zest it (não vende no Brasil, pena) e o solvente a base de água da Holbein (pensa em algo caro! é ele).


Verniz spray brilhante

Esse verniz é usado para dar acabamento ao seu trabalho com lápis de cor, infelizmente aqui a marca importa, eu testei algumas marcas e na minha opinião os dois melhores são o da Acrilex e o da Corfix.


É preciso passar algumas demãos no desenho, e depois de aplicar verniz você não pode enrolar ou dobrar a folha, porque pode marcar o trabalho.


O bom é que o verniz tem proteção UV e com ele seu trabalho não vai desbotar tão cedo.


Pincel para limpar a folha

Por por último mas não menos importante um pincel para limpar a folha, se você já assistiu algum dos meus tutoriais em vídeo, já deve ter visto eu usando um pincel para limpar a folha quando tem farelinhos de lápis de cor. E porque usar um pincel?


Por dois motivos basicamente, o primeiro porque ao passar a mão sobre os farelinhos de lápis você pode fazer com que eles risquem o papel deixando manchas.


E o segundo motivo é para manipular o mínimo a folha de papel evitando transferência de óleo natural da mão para o papel.


O pincel que eu uso é um pincel para maquiagem, não precisa ser nada especial. Os que eu tenho comprei numa liquidação há anos atrás, paguei cerca de 5 reais em cada um.


Periodicamente é preciso lavar o pincel para tirar resíduos de lápis de cor das cerdas. Eu uso detergente de cozinha neutro sem corante e água e penduro o pincel para secar com as cerdas voltadas para baixo.


Comprando seu Material


Em primeiro lugar, quero ressaltar aqui que você não precisa de todos esses materiais descritos acima para fazer um bom desenho com lápis de cor. Mas alguns são básicos, como papel e lápis de cor por exemplo.


Se você for investir em material recomendo que compre primeiro um bom papel, porque é possível fazer um desenho bom com lápis de cor escolar, mas se você não tiver um bom papel, que aguente as camadas necessárias de lápis de cor, nem o melhor lápis de cor do mundo vai te ajudar.


Quanto ao lápis de cor...


Hoje em dia é muito importante tomar cuidado com o que você vê nas propagandas de lápis de cor, tem muitas marcas em grandes sites de compras que dizem ser profissionais e não são.


Dizem ter testes de lightfastness e não tem nenhuma comprovação. Ou dizem que usam métodos próprios. Desconfie dessas marcas.


Os testes de lightfastness tem normas internacionais para serem feitos, como a ASTM D6901 e o Blue Wool Scale e a ISO 105 e fazer esses testes não é barato, custa muito caro para a empresa.


Outra coisa que também levo em conta na hora de gastar para comprar lápis é o seguinte, você vai confiar numa empresa que está a mais de 100 anos no mercado, que sempre fez lápis nesses mais de 100 anos, e que criou muitas das tecnologias para fabricação de lápis, que tem um serviço de atendimento ao cliente em português, ou pagar praticamente a mesma coisa por lápis sem procedência.


Eu prefiro comprar lápis escolar de uma dessas marcas centenárias do que arriscar com um lápis que se diz “profissional” de uma marca desconhecida e sem qualquer respaldo científico.


É preferível ter uma pequena quantidade de lápis de qualidade, do que muitos que vão quebrar quando apontar ou vão desbotar logo depois de pronto.


Muitas vezes aquela caixa com 360 cores, tem tantas cores tão próximas que é impossível distinguir uma da outra. E você não precisa de tantas cores assim para fazer um bom desenho realista.


Lembre-se: não são as cores que fazem um bom desenho, e sim as técnicas que você empregou para aplicar as cores ao papel.


Apresentei nesse artigo os principais materiais para usar com lápis de cor, espero que esse pequeno guia te ajude a conhecer melhor os materiais e que te possibilite fazer boas escolhas na hora de comprar seus materiais. Conte suas experiências com materiais de lápis de cor abaixo, elas podem ajudar muitas pessoas.


Bons desenhos e até a próxima!

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