Nos artigos anteriores nós vimos o que é um desenho realista, e os pontos que devemos prestar maior atenção ao fazer o desenho. Aprendemos sobre as técnicas de construção e como elas são usadas em desenhos realistas.
Porém antes de prosseguirmos para a parte prática do desenho, precisamos entender melhor o que é luz e sombra.
Em desenho, luz é toda a área de um objeto, cena ou pessoa que está iluminada por algum tipo de luz seja ela luz natural (sol) ou luz artificial (lâmpadas, holofotes, etc). Sombra é toda a área que não é incidida pela luz. A combinação de luz e sombra que atinge nossos olhos é que nos torna capazes de enxergar o mundo ao nosso redor.
A importância da luz e sombra no desenho
No desenho nós representamos o mundo ao nosso redor num plano bidimensional que é a folha de papel, para darmos o efeito tridimensional aos nossos desenhos temos que aplicar efeitos que imitam a luz e sombra.
Desenhos com a luz e sombra representados de forma incorreta podem parecer achatados, ou distorcidos, ou não realistas, mesmo que o desenho base esteja perfeito.
Posicionar corretamente luz e sombra e fazer a transição de um a para outra suavemente deixa seu desenho mais tridimensional e consequentemente mais realista. E para isso é necessário analisar e entender a referência que usamos nos nossos desenhos, é fundamental para conseguir uma representação o mais realista possível. E para fazer essa representação usamos os valores: que são a quantidade de luz refletida por um objeto.
Luz - viaja paralela e incide paralelamente sobre os objetos.
Realce - reflexo da fonte de luz - se move dependendo do ponto de vista do observador.
Luz central (centro de luz ) - plano que está voltado diretamente para a luz.
Luz refletida - luz que bate em um objeto e reflete em outro na área de sombra. Por isso temos uma área um pouco mais clara na área de sombra.
Meia sombra (meios tons ou penumbra) - área de transição entre luz e sombra.
Sombra - área do plano voltada para longe da luz
Sombra própria ou sombra da forma - lado do objeto que está contrário a luz.
Sombra projetada - é formada quando um objeto impede a luz de atingir um outro objeto. Ou é a sombra que um objeto projeta em outro.
Nesse caso nosso objeto está projetando uma sombra na superfície onde está apoiado.
Para conseguir o efeito tridimensional num desenho é necessário representar corretamente luz e sombras. Para isso as diferenças entre luz e sombra precisam estar bem definidas, é aqui que entra a escala de valores que falamos no artigo anterior. Saber quais são os valores a serem representados torna muito mais fácil conseguir o contraste correto e torna nossos desenhos muito mais interessantes.
Abaixo o vídeo onde explico os conceitos de luz e sombra e tem também um exercício para treinar luz e sombra. Esse exercício é muito importante para fixar todos esses conceitos que discutimos hoje.
Finalizando
No post de hoje abordamos os principais conceitos de luz e sombra. Aprendemos a terminologia correta de cada parte e ainda vimos na prática com isso funciona.
Espero que esse conteúdo ajude vocês e qualquer dúvida é só escrever nos comentários que eu responderei.
Bons desenhos e vejo vocês no próximo vídeo.
Comments