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Ingrid Fornazari

Desenhando um Cão





Tutorial em lápis de cor


No tutorial de hoje vamos desenhar um cão em lápis de cor.

Vamos abordar as diferentes formas de desenhar pelos, como construir as diferenças de tonalidade da pelagem e também como desenhar olho e focinho de cão.

É um tutorial com vários passos, mas não se deixe intimidar, embora um desenho assim demore um pouco, não é difícil de executar. Como sempre recomendo, que siga os passos, anote suas dúvidas e pergunte nos comentários que eu vou ter o maior prazer em responder.




Sobre cães e a escolha da referência

Os cães tem uma variedade grande de raças com todos os tamanhos e tipos diferentes de pelagem. Não vou entrar nos detalhes específicos, pois não é o objetivo desse artigo e não sou especialista em raças. Se você quiser pesquisar, pode achar muito material bom sobre isso online. Vou apenas citar os pontos em que me levaram a escolher essa referência.

Além da composição da foto, que é muito bonita, o que me chama atenção é a pelagem; os pelos sedosos e a orelha comprida e com pelos mais longos, e ondulados e a coloração alaranjada.

E por isso escolhi essa foto como referência, pois temos pelos curtos médios e longos nela.


retrato de um cão  colorido

clique na imagem para expandir


Para poder acompanhar junto comigo aqui está a foto de referência e o link para a imagem original: Imagem de Pixabay



desenho de cão spaniel em lápis de cor

Acima no desenho finalizado, vocês podem notar os diferentes comprimentos da pelagem. Na orelha os pelos são mais compridos e ondulados. Na cabeça os pelos são muito curtos na área do focinhos e, um pouco menos curtos ao redor do olho, nas bochechas e na testa do cão. E uma pelagem de tamanho médio no pescoço dele.

Para esse tutorial, escolhi fazer apenas o animal, sem o plano de fundo.



Materiais
  • Lápis de cor (veja tabela de cores abaixo)

  • Papel Canson XL Bristol tamanho A4

  • lápis HB para esboço

  • Lápis 6B para o decalque (instruções aqui)

  • Apontador

  • Boleador

  • Borracha comum

  • Borracha maleável


Tabela de Cores

No projeto original usei alguns lápis da Cis e da Giotto, porém eles não estão mais disponíveis no mercado, então fiz a tabela abaixo usando os Ecolápis da Faber Castell, aqueles da caixa vermelha. No entanto, não é necessário usar essa marca, através das amostras de cores na foto você pode encontrar entre os lápis que você tem, as que mais se aproximam das cores da tabela.


tabela de cores do desenho



Passo a Passo

Passo 1

O primeiro passo é desenhar seu esboço o mais preciso que conseguir, para isso podem ser utilizadas várias técnicas, no site temos artigos que explicam o esboço e algumas técnicas para construir, você pode ler esses artigos clicando nos respectivos links abaixo:


Se você já sabe como fazer o esboço e transferir para a folha de desenho, pode começar direto no passo 3.


Passo 2

Depois que o esboço estiver pronto, o próximo passo é passar para a folha de desenho, o que pode ser feito usando o método do decalque, uma mesa de luz, ou uma janela. No artigo passando o desenho para a folha explico mais sobre cada um.


Passo 3

Agora sim vamos começar o nosso desenho. Eu gosto sempre de começar pelos olhos. Acredito que o olho é que dá personalidade ao desenho. Se o olho estiver errado é melhor tentar consertar ou começar de novo, porque compromete o desenho final.

Geralmente começo pela pupila, pois é uma das partes mais escuras do olho, começo com uma camada de azul escuro, para fazer a base e venho com o preto por cima. Em alguns casos uso também o sépia, e depois faço outra camada de preto por cima.

É importante respeitar os pontos de luz no olho, deixando essas áreas em branco por enquanto, vamos trabalhar nelas mais tarde.


desenho de olhos de cão sobre papel

Com a pupila no lugar fica mais fácil determinar o quanto de claro e escuro vamos colocar na íris. Em outras palavras, uma vez que determinamos nosso ponto mais escuro colocar o contraste correto nas áreas ao redor fica mais fácil, pois nada será mais escuro que esse ponto.

Vamos começar pelo olho que está mais visível e depois vamos fazer o outro.

Para a íris começo pelo tom mais claro de marrom e depois vou acrescentando os outros tons sempre do mais claro para o mais escuro.

Na parte do olho que está com o brilho da luz não vamos colocar cor por enquanto.

Depois de colocar os tons base da íris vamos começar a escurecer, primeiro, vamos passar o marrom escuro ao redor da borda da pupila diluindo em direção ao centro da pupila.

A seguir, vamos fazer a sombra do olho e a borda da pálpebra. Para isso vamos começar com marrom escuro na parte superior do olho, passando na parte mais escura e diluindo em direção ao interior da íris.

Vamos passar o sépia, ao redor de toda a íris, conforme mostrado na imagem acima. Também vamos usar essa cor nas bordas das pálpebras. E por último vamos colocar o preto. na divisão entre a borda da pálpebra e do olho, para acentuar a profundidade do olho.

Observe que temos um ponto preto no canto esquerdo desse olho cercado por meio circulo branco. Esse é o ponto branco é o mais claro do olho e não vamos passar nenhuma cor aqui, vamos deixar o branco do papel. O centro do ponto é mais claro, e vamos passar cinza claro nele.

Na área clara que deixamos na parte superior da íris e da pupila, vamos preencher com cinza escuro e cinza claro. Aqui vamos usar movimentos circulares, mas não precisa preencher todo o papel, observem na foto do meu desenho que deixei algumas áreas em branco.


Passo 4

Agora vamos ao outro olho. Esse é por um lado mais fácil de fazer, pois vamos trabalhar aqui apenas com tons escuros, e o ponto de luz. Por outro lado temos que deixar em branco as áreas onde a pelagem está na frente do olho.

Abaixo temos a foto com as cores, na íris vamos aplicar primeiro uma camada de azul escuro, depois sépia e por último o preto. E nessa área escura acima aplicamos marrom escuro e sépia. Nesses pelos que estão na frente do olho vamos aplicar um pouco de marrom avermelhado, mas sem escurecer demais.


esquema de cores do olho do cão

Infelizmente quando tirei essas fotos não tinha em mente esse tutorial, por isso elas não estão com tanta qualidade assim.

Ao redor desse olho vamos preparar a base da pelagem, vamos fazer uma camada com amarelo claro, outra com ocre (ou marrom claro - depende da marca de lápis que você usar) e marrom avermelhado.

Observe que a camada de amarelo claro é maior, e as outras camadas não ocupam toda a área do amarelo.

O marrom avermelhado é apenas na parte inferior, perto da íris e na parte superior, logo acima do olho.


Passo 5

Depois dos olhos a parte que gosto de fazer a seguir é o focinho. Aqui vamos usar preto, sépia, marrom escuro, marrom, e cinza claro


detalhe do focinho do cão


Com o marrom vamos fazer uma camada bem leve na parte superior do focinho, usando movimentos circulares e preservando as áreas de luz.

O nariz do cão tem uma textura característica e para reproduzi-la vamos usar os movimentos circulares, só que dessa vez não vamos preencher todo o papel com ela, vamos fazer o movimento um pouco mais aberto, deixando a cor de baixo aparecer.

Usando o marrom escuro vamos fazendo os mesmos movimentos circulares, só que dessa vez vamos deixar espaços entre as bolinhas para aparecer um pouco do marrom que colocamos por baixo. Passar o marrom escuro em todo o focinho, começando pelas bordas e indo em direção ao centro, sempre preservando as áreas de luz.

Depois com o sépia, vamos preencher as narinas e delimitar as áreas de sombra. Como trabalhamos sempre em camadas, e é a sobreposição dessas camadas que vai compor a cor e dar profundidade, é importante que fique com mão leve principalmente na hora de colocar as cores escuras.


 Passo 6

Agora vamos colocar o preto nas narinas e para reforçar as sombras, é importante não carregar demais no preto.

As narinas são bem escuras, mas o centro delas deve ser mais preto para dar a ideia de profundidade. Nas bordas vamos aplicar uma camada de preto e finalizar com sépia, sempre escurecendo em direção ao centro.

Observe a referência com cuidado e vai perceber uma "divisão" escura no meio do focinho, para fazer essa linha, vamos começar com o sépia traçando a linha e depois vamos diluindo o sépia em direção ao marrom, suavizando a mão até sumir.

Vamos fazer a mesma coisa com o preto, só que ele vai ficar perto da linha. Não cobrir toda a área onde colocamos o sépia.

Depois com o marrom vamos fazer uma camada bem leve nas áreas de luz na parte superior do focinho, só para não ficar tudo branco e vamos mesclar o marrom com ás áreas ao redor.

Nas áreas de luz da parte inferior do focinho, vamos aplicar marrom, bem de leve, fazer as texturas com sépia e aplicar um pouco de cinza para suavizar o branco.

Aqui precisamos ficar com um olho na referência e outro no desenho, para não colocar sombras no lugar errado.


Passo 7

Para marcar os pelos mais claros ao redor da boca, usei o boleador. É bem simples de fazer. Antes de colocar qualquer cor no papel, pegue o boleador e a referência e vá marcando os pelos. O boleador não pode ser muito fino porque as marcar não vão sobressair, e nem pode ser muito grosso, pois nesse caso os pelos ficarão muito marcados.

Para fazer os pelos com o boleador você vai fazer o mesmo movimento que faria com o lápis, só que vai aplicar mais força. Não precisa fazer cada um dos pelos, só o suficiente para se destacar quando pintar o restante do papel.

Na hora que adicionar a cor escura ao papel os pelos brancos vão aparecer.

A pelagem aqui segue o mesmo esquema da pelagem ao redor do olho, camada de amarelo claro ( ou areia, ou marfim) marrom claro (ou ocre, depende da marca do lápis de cor).


desenho olho e focinho do cão

Na divisão da boca usei sépia na parte escura e usei marrom claro na parte inferior da boca e sépia no espaço entre o parte superior e inferior da boca.



Passo 8

A partir desse ponto vamos pegar firme na pelagem.

Observem que os pelos ao redor do focinho são bem curtos, e ficam um pouco maiores na parte inferior da boca.

Demonstração da camada base da pelagem do cão

Nesse cão a pelagem vai, na maioria das vezes, obedecer a mesma ordem citada acima para o olho e o restante do focinho, ou seja: uma camada de amarelo claro ( ou areia, ou marfim) que é a camada base, essa é aplicada de maneira uniforme.

Uma de marrom claro (ou ocre, depende da marca do lápis de cor), nessa camada nós vamos usar o movimento de pelo onde você coloca o lápis no papel e faz um pequeno traço com ele levantando a mão no final. É muito importante levantar a mão ao final do traço, pois isso faz com que o acabamento fique fino, parecendo um pelo. Abaixo, no vídeo, tem uma demonstração do movimento para fazer os pelos.




Após o marrom claro, vamos colocar um tom de marrom um pouco mais escuro, dependendo da marca de lápis que você estiver usando a cor terá um nome. Aqui eu usei o sienna natural da Giotto, mas você pode usar o canela da Faber Castell, ou outra cor semelhante de outra marca (veja tabela de cores para referência).

Depois vamos colocar o bordô em algumas áreas onde é mais escuro e um pouco de laranja nas áreas mais brilhantes do pelo. É importante colocar bem pouco dessas cores, só para dar um destaque na área mesmo. Depois fazer outra camada com o Sienna/canela por toda área que estamos trabalhando agora e acrescentar as cores escuras.

Precisamos sempre ter um olho na referência e outro no desenho, pois se colocarmos luz ou sombra na área errada o desenho vai ficar estranho.

Para as áreas de sombra vamos usar marrom, marrom escuro, e sépia. Na pelagem não há necessidade de usar preto por enquanto.



Passo 9

Vamos continuar trabalhando o restante do focinho conforme mostra a imagem abaixo observe que algumas áreas perto da borda da boca e no queixo são brancas e nesse caso não vamos usar o amarelo claro.


Pelagem do focinho do cão

Observem que aqui já trabalhei a ponta da orelha que aparece do lado direito do desenho. São apenas alguns pelos mais longos em várias direções e duas mechas um pouco mais grossas de pelos. É muito importante colocar a direção correta dos pelos aqui e observar as cores (use a referência para determinar as cores corretas) A sequência de cores é a mesma de antes, embora alguns fios serão de uma única cor.

Na área lateral da cabeça e entre os olhos, percebam que demarquei algumas áreas com uma cor mais escura. Fiz isso para saber onde vão algumas sobras e não perder a direção dos pelos na hora que estiver preenchendo com as cores. Isso facilita muito a construção da pelagem.


Passo 10

Progresso do desenho da pelagem na cabeça do cão

Marquei também a sombra que a orelha faz na cabeça do cão, porque também vai ajudar a enxergar melhor onde vai cada cor. Para isso usei marrom escuro e sépia na parte mais escura e marrom avermelhado nas bordas.

Percebam que continuo seguindo o mesmo processo no restante da pelagem da cabeça.


Passo 11

Fiz uma pausa no preenchimento da cabeça, e fiz o pescoço, e demarquei alguns pelos da orelha esquerda também. Sobre a orelha vamos falar mais tarde. Quero focar no pescoço e peito agora.


Detalhe da pelagem do pescoço do cão

Os pelos do pescoço são bem maiores que os da cabeça e aqui estão divididos em basicamente 3 direções: para o lado esquerdo, para baixo e para a direita. O pelo nessa região tem ondulações que, juntamente com a luz e sombra, compõe o volume da área.

O movimento para fazer o pelo longo é basicamente o mesmo de pelos curtos, só que ficamos com a mão no papel por mais tempo, sempre levantando no final.

Observem também que temos algumas áreas claras onde vai predominar o amarelo claro e o marrom claro.

Nas partes mais escuras vamos usar mais o canela e bordô e uma leve camada de laranja e marrom. E nas partes mais claras vamos usar o marrom claro e o canela, e vamos usar marrom bem de leve para delimitar algumas mechas mais escuras.


Passo 12

Também tem a mancha branca no pescoço e peito e a coleira. Como sempre digo o pelo branco não é totalmente branco. Da mesma forma que as outras partes o branco recebe incidência de luz e portanto tem sombras, e além disso o pelo branco também reflete cores das áreas ao seu redor.

Portanto, teremos cores no pelo branco. Nesse em especial vamos usar o marfim, cinza claro, um pouco de marrom claro e até o laranja bem de leve. Nas áreas de sombra perto da coleira vamos usar o cinza escuro e o sépia. E depois que colocar as cores na coleira, vamos acrescentar um pouco de preto também.



Passo 13

A coleira é bem simples de fazer, apenas preto, cinza claro, cinza escuro e vermelho. Movimentos circulares no fecho da coleira. Primeira camada sépia e cinza escuro e depois o preto.


Detalhe da coleira do cão

Fazer as listras da coleira acompanhando a referência, usando cinza, preto, vermelho e branco para realçar as partes mais claras e para clarear o vermelho na parte inferior da coleira.

Acrescentar as sombras que a coleira faz no pelo somente depois de ter preenchido toda a pelagem.


Passo 14

Agora, entrando na parte final, vamos a orelha esquerda. Com o canela, vamos fazer algumas marcações por toda a orelha, também usei o bordô nas partes mais escuras.

Essas marcações são referentes a direção dos pelos ao longo da orelha, a curvatura deles, e também a divisão de algumas mechas de pelo.

Esse passo é extremamente importante, porque sem a marcação, as chances da gente se perder durante a pintura dessa área é grande.


Marcação da orelha

Depois de finalizar as marcações usei o amarelo claro para a base dos pelos e continuei a partir daí acrescentando as cores, sempre seguindo o mesmo processo dos pelos de outras áreas.

O diferencial aqui é que os pelos são bem maiores do que no restante do corpo. E para dar a sensação de volume na borda interna da orelha precisamos também prestar atenção a curvatura dos pelos nessa área.

Resumindo os dois pontos de atenção nessa orelha são direção dos pelos e curvatura.

Recomendo dividir a execução da orelha em partes e só passar para a outra quando a primeira estiver terminada. Eu comecei por cima e vim descendo, fazendo uma seção por vez.


Cão finalizado

Para fazer as mechas de pelo, marcar as áreas claras com a devida cor e vir escurecendo ao redor com os tons mais escuros. Sempre com um olho na referência e outro no desenho, procurando se o mais fiel possível. Porém não é preciso retratar cada uma das mechas da orelha, mas dar a aparência geral dela. É claro que o que chama mais atenção precisa ser retratado aqui, mas o restante não tem necessidade.

Quando finalizar essa parte acrescentar os fios soltos e verificar se não há nenhuma divisão indesejada entre as partes da orelha.


Considerações finais

Uma coisa que costumo fazer depois de finalizar o desenho é deixar ele de lado por um dia ou dois e depois analisar ele e a referência novamente. Assim consigo ver se deixei passar algum detalhe importante, ou se alguma área precisa de retoque ou finalização.



Com isso finalizamos o tutorial do cão, procurei explicar o máximo possível com as fotos disponíveis, mas caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários, que tentarei responder o mais breve possível.


Bons Desenhos e até o próximo post!














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