top of page

Como usar o Esfuminho para desenho

Ingrid Fornazari


No desenho assim como em qualquer outro campo o uso de ferramentas auxilia na execução. O lápis, a régua e a borracha são ferramentas essenciais no desenho tradicional. Mas quando estamos falando de sombreamento o esfuminho é a ferramenta da vez. Sua praticidade e durabilidade tornaram essa ferramenta popular entre desenhistas de vários estilos.

Esfuminhos de diversos tamanhos sobre fundo branco




O que é um Esfuminho?

O esfuminho é uma ferramenta de desenho feita de papel enrolado bem apertado e geralmente vem com duas pontas. É usado como auxiliar o sombreamento de desenhos. Seus usos mais comuns são nas técnicas de grafite e carvão. Pode ser usado com lápis de cor e pastel também, porém no primeiro seu efeito é mais sutil.



Como usar um esfuminho?

O esfuminho é usado para suavizar e mesclar áreas do desenho, porém ele não vai cobrir suas falhas no sombreamento.


Ele vai ajudar no sombreamento suavizando a área e até preencher pequenas falhas mas, se você tiver grandes falhas de preenchimento ou sombreamento desigual ele não vai cobrir.


Para usar o esfuminho é preciso fazer um sombreamento por igual. Para isso você pode usar movimentos circulares ou linhas bem juntas. Eu prefiro sempre os movimentos circulares, é o que funciona melhor para mim e com ele eu consigo uma cobertura mais uniforme e transições mais suaves. Mas nem todo mundo se adapta a essa maneira e está tudo bem, você pode fazer da maneira que der melhor resultado.


Continuando, existem 3 situações básicas onde você pode usar o esfuminho.

  • Suavizar uma borda marcada

  • Suavizar uma área de único valor

  • Mesclar dois valores de gradiente.


São as únicas maneiras de usar o esfuminho? Não.


Sempre terá alguém que vai fazer diferente e que vai dar certo. Mas como o objetivo desse artigo é explicar o básico do esfuminho para quem está começando, vou ficar nessas três.


Porém antes de explicar os básicos de como usar o esfuminho, vamos entender mais um ponto muito importante.



Quanta pressão deve ser usada ao aplicar o esfuminho?

O esfuminho deve ser aplicado com a mão bem leve, sem esfregar com força contra o papel. A pressão deve ser a mesma usada para a primeira camada de grafite em áreas claras.


A intenção aqui é espalhar e diluir o grafite de maneira suave. Se usar força no esfuminho ele deixará traços marcados, e esse grafite vai impregnar na textura do papel, ficando difícil de apagar.



Suavizando uma borda marcada

Usada quando uma área do desenho está com contorno e queremos suavizar, afinal desenho realista não tem contorno (na maioria das vezes) também é muito usado para efeitos fora de foco, num plano de fundo por exemplo, ou em um desenho onde uma parte está em foco e a outra não.



Para esse efeito usamos o esfuminho em pé, a ponta do esfuminho é que vai fazer todo o trabalho. É importante deixar a mão leve e ter bastante paciência para esse trabalho.



Suavizar uma área de um único valor

Esse caso é quando você sombreia uma área, mas percebe que não está tão uniforme quanto gostaria e usar o esfuminho para equilibrar tudo.



Desenho de quadrado em grafite
Antes

Para garantir um bom trabalho nessa área, você precisa sombrear com linhas bem próximas ou movimento circular pequenos. E para consegui um bom sombreamento segure o lápis inclinado sobre o papel. Se houver muitos espaços em branco no seu sombreamento, não vai conseguir um efeito bom.


Uso do esfuminho em desenho a grafite
Ao suavizar áreas de único valor usar o esfuminho mais inclinado

Quando passar o esfuminho segure inclinado da mesma forma que o lápis e fazendo um movimento para lá e para cá, ou circulares com pressão leve, como quando vai aplicar a primeira camada de lápis. Se o resultado não ficar uniforme passe mais uma vez, em outra direção.


Quadrado em grafite
Resultado depois de utilizar esfuminho


Mesclando dois valores ou um gradiente

Quando você tem uma área de gradiente, ou degradê (os dois são a mesma coisa) em seu desenho e a transição entre a área mais clara e a mais escura não ficou lá essas coisas, o esfuminho pode te ajudar.


quadrado com gradiente marcado em grafite

Para usar o esfuminho aqui usamos o esfuminho inclinado da mesma forma que expliquei acima. É muito importante também ter a mão leve e não pressionar o esfuminho contra o papel ou você vai na melhor das hipóteses, borrar seu desenho, e na pior hipótese danificar seu papel.


Usando esfuminho para suavizar transição em um gradiente
Não pressione o esfuminho no papel, utilize movimentos suaves

Você vai usar o esfuminho para suavizar a transição entre uma área e outra, aqui é necessário um cuidado especial: após utilizar o esfuminho na área escura, lembre-se de limpá-lo antes de passar para a área mais clara ou vai manchar a parte clara.



Quadrado em grafite com gradiente suavizado
Resultado depois do esfuminho


Usando diferentes tamanhos de esfuminho

O esfuminho apresenta diferentes numerações que vão indicar a espessura. Essa variação de espessura permite o uso em áreas menores e em áreas maiores. O ideal é ter pelo menos dois tamanhos de esfuminho, um fino e outro mais grosso, para facilitar a aplicação. É claro que tudo depende de como você se adapta ao uso do esfuminho.



Esfuminhos e Tortillions são a mesma coisa?

Existe também uma outra ferramenta de desenho chamada tortillion, que muitas vezes é traduzido como esfuminho, mas essa ferramenta não é um esfuminho. Embora seu uso seja auxiliar no sombreamento, o tortillion tem algumas diferenças.

foto de tortillions e esfuminhos para desenho
Tortillions e esfuminhos

A primeira e mais perceptível é que o tortillion não é um maciço de papel enrolado, ele é oco e mais curto.


O esfuminho tem duas pontas que você pode usar para esfumar, o tortillion tem uma.


O tortillion geralmente é feito com um papel mais grosso e não é tão macio quanto o esfuminho. O tortillion é ideal para áreas pequenas, já o esfuminho funciona bem para áreas maiores.


Um outro ponto é que o esfuminho é mais fácil de usar que o tortillion.


E além disso, aqui no Brasil é mais difícil achar tortillions, ao passo que esfuminhos são encontrados em lojas de materiais artísticos e papelarias com certa facilidade.



Cuidados com o esfuminho

O esfuminho é um material que dura bastante, se for bem cuidado.


A dica aqui é manter longe de líquidos, pois como é feito de papel e cola, se molhar vai danificar. O mesmo vale para substâncias oleosas, o papel vai absorver o óleo ou gordura e poderá transferir para o seu desenho.


Também é importante manter em um estojo ou porta-lápis, para evitar que suje demais e acabe borrando seus desenhos.



Como limpar seu esfuminho

De tempos em tempos você vai precisar limpar seu esfuminho, seja porque ele está muito sujo de grafite, ou porque você vai trocar de material, por exemplo, usou com carvão e vai usar com grafite ou lápis de cor.


E apesar do ideal ser um esfuminho para cada material (grafite, lápis de cor ou carvão) devido ao custo do material artístico em nosso país, isso nem sempre é possível. Eu mesmo uso um esfuminho para vários materiais diferentes.


Então para trocar de material ou se por exemplo, você estava usando o esfuminho numa área escura e vai passar para uma clara é necessário limpar. Isso pode ser feito de algumas formas.


  • Papel

Você pega uma folha de papel limpo, papel comum mesmo e esfrega a ponta do esfuminho nele até não deixar mais marcas. Isso funciona bem quando tem pouco material impregnado na ponta do esfuminho.


limpando esfuminho em folha de papel


  • borracha maleável

Se o esfuminho estiver mais sujo e só o papel não resolver podemos usar a borracha maleável para limpar o esfuminho. Basta envolver a ponta do esfuminho com a borracha maleável, apertar um pouco e retirar. Pode ser que precise repetir algumas vezes para ter um bom resultado.


limpando esfuminho com borracha maleável


  • Lixa

E naqueles casos onde o esfuminho mais difíceis, ou onde vamos trocar por exemplo, de carvão para lápis de cor, pode ser necessário usar a lixa para limpar o esfuminho.


limpando esfuminho com lixa

Aqui também não tem segredo, você esfrega delicadamente a ponta do esfuminho na lixa, girando até limpar todo ele.


A lixa pode ser aquela própria para lápis ou uma lixa de unha comum ou lixa fina para madeira.


É preciso tomar cuidado para não estragar a ponta do esfuminho, e também não levantar rebarbas.



Como afiar seu esfuminho?

Um problema que pode acontecer com o uso frequente do esfuminho é ele ficar com a ponta grossa. Se isso acontecer com o seu tem duas maneiras de resolver.


Afiar usando uma lixa

É o mesmo processo de usar a lixa para limpar o esfuminho. Vai passando o esfuminho na lixa, girando e nesse caso, o foco é deixar a ponta fina.


afiando o esfuminho com uma lixa

Nesse caso é melhor manter o esfuminho inclinado enquanto esfrega na lixa, conforme a foto acima.


E aqui também pode ser usado outros tipos de lixa, conforme citei na parte de limpeza do esfuminho.


Afiar usando um estilete

A outra maneira de afiar um esfuminho é usar um estilete, de procede da mesma forma que fazemos para apontar um lápis, tomando o cuidado para deixar as laterais da ponta uniformes e arredondadas.


Afiando esfuminho com estilete


Considerações finais

O esfuminho é uma ferramenta auxiliar no sombreamento do desenho, tornando-o mais uniforme. Pode ser usado em diferentes materiais como, grafite, carvão, lápis de cor e pastel.


Em relação ao grafite ele pode ser usado para suavizar bordas marcadas, para uniformizar áreas de único valor ou para mesclar dois valores em um gradiente.


Ao explicar sobre esfuminhos e tortillions observamos que o primeiro é formado por um rolo de papel maciço, enquanto o último é oco, tem apenas uma ponta e é em geral feito com papel mais grosso.


Abordamos os cuidados com a conservação do esfuminho, sua limpeza e afiação.




Agora que já sabe o básico do esfuminho, é só praticar.

Você tem alguma dica sobre o uso do esfuminho? Conte-nos sua experiência abaixo.


Bons desenhos e até o próximo post.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page