top of page

Como transferir o Desenho para o Papel Colorido

Ingrid Fornazari

Você resolve fazer um desenho, e para isso vai usar um papel colorido, escolhe a referência, faz o esboço, e na hora de passar para o papel percebe que o decalque com grafite não vai funcionar porque o papel é escuro e o lápis não vai aparecer.

Você pensa na mesa de luz ou janela, só que o papel colorido não vai permitir o uso de mesa de luz. O que fazer então?


Nesse artigo vou explicar as 3 maneiras que eu uso para transferir o desenho para o papel colorido.


foto de vários papéis coloridos



Introdução

O papel colorido é um aliado no desenho com lápis de cor, porque permite que cores claras se destaquem mais no desenho e em alguns casos, você consegue colocar cor clara por cima de cor escura, o que é praticamente impossível no papel branco.



Desenho de coruja em lápis de cor sobre papel marrom


Porém uma das maiores dificuldades do papel colorido é transferir o desenho para ele de uma maneira que fique visível e não interfira na pintura do mesmo.


Na hora de passar o esboço a folha, o decalque é a maneira mais fácil de transferir seu desenho para o papel.


É possível fazer decalque no papel colorido, só que em vez de usar grafite vamos usar outros materiais. Meus preferidos são o lápis carvão branco ou o Giz Pastel branco.



Os papéis

Os papéis coloridos mais comuns de achar são os para giz pastel, esse papéis podem ser usados para lápis de cor e carvão também. Existem várias marcas, eu gosto do Canson Mi-Teintes®, mas é pura preferência pessoal. Existem outros papéis coloridos para desenho, que podem ser usados também, a maioria é importado e o custo muitas vezes é um empecilho.


Se você nunca usou papel colorido, compre uma folha avulsa e teste para ver se vai gostar. Eu levei um tempo para achar um papel colorido que funcionasse para mim. E também não foi na primeira tentativa que eu acertei com o Mi-Teintes®, precisei fazer alguns desenhos para pegar o jeito.



Materiais que uso

Eu testei vários materiais para transferir desenho para papel colorido, e acabei chegando a 3 que são os que eu uso mais frequentemente, transferência usando carbono, decalque usando giz pastel no verso e decalque usando carvão branco.

Dependendo do tipo de técnica que vou usar no desenho é o material que uso para fazer a transferência.


foto de giz pastel branco e lápis carvão branco sobre mesa de madeira
Lápis carvão branco e giz pastel branco

Quando vou pintar um desenho com lápis de cor, eu prefiro usar o papel carbono para transferir, mas se vou fazer desenho a carvão geralmente uso o lápis carvão branco ou o giz pastel branco, tudo depende do que vai destacar mais no papel.



foto de papel colorido para desenho Canson Mi-Teintes
Papel colorido para desenho


No papel colorido, dependendo da cor de papel que for usar e do tipo de papel, você vai perceber que um material adere melhor ao papel que outro. Por isso sempre faça um teste antes.



Aquisição dos Materiais

Outra coisa que deve ser levada em conta é a facilidade de adquirir esses materiais.


Existem carbonos específicos para desenho, porém eles são difíceis de achar aqui no país, mesmo em lojas especializadas, então eu uso o bom e velho carbono para tecido. É fácil de achar, qualquer loja de armarinho tem, e também é barato.


O lápis carvão branco e o giz pastel branco geralmente são vendidos em lojas de materiais artísticos, mas você pode achar em algumas papelarias mais especializadas, a vantagem é que nesses lugares você compra o material solto, não precisa comprar um estojo com várias cores.


Se você, assim como eu, morar mais para o interior, pode ser que só consiga online.



Transferência com Carvão branco ou o Giz pastel branco

Ao usar o carvão branco ou o Giz pastel o processo é como no decalque. Você faz o esboço numa folha e passa o carvão branco ou o giz pastel no verso e decalca na folha. Simples assim.


foto de lápis carvão branco
Carvão branco - lápis

O cuidado aqui é na hora de colorir o desenho, porque os traços com giz ou carvão podem sumir se você ficar passando a mão por cima. Por isso, nesse caso é preciso ter muito cuidado ao usar a folha de apoio e não esfrega-la sobre o papel. Nem passar a mão no traçado.


foto de um giz pastel branco
Giz pastel branco - macio

Nas minhas experiências notei que o Giz Pastel macio é mais eficaz para transferência. O giz pastel mais duro e o lápis pastel não funcionaram muito bem para mim.


desenho de uma coruja em papel colorido
Esse desenho foi transferido para a folha usando giz pastel branco no verso do decalque.


Transferência com Carbono

Geralmente uso o branco ou o azul, dependendo da coloração do desenho. O importante aqui é escolher uma cor que se destaque do papel colorido, mas que não vá aparecer no desenho. Por isso na maior parte das vezes uso o branco, ele vai ser coberto pelas cores do desenho.


Não tem segredo, para transferir o desenho com folha de carbono. Você coloca a folha de desenho o carbono por cima e o seu esboço por cima do carbono e traça por cima pode ser usando um lápis ou lapiseira, uma caneta e até um boleador, depende do que você se adapta melhor.


Papel carbono para tecido branco


Atenção: ao posicionar o carbono, verifique se o mesmo está do lado correto. Existe um lado certo que deve ficar sobre a folha de desenho, ou do contrário o desenho não vai passar.


Um ponto importante aqui é não apoiar a mão na folha a hora que estiver fazendo a transferência, pois se você arrastar a mão o carbono vai manchar a folha de desenho.



Porque não desenhar direto no papel colorido

Fazer seu esboço diretamente na folha de desenho final, é algo que considero um tanto quanto arriscado. Porque, se começar a apagar muito o papel durante a fase de esboço, você pode acabar danificando o papel, ou achatando a textura dele num determinado ponto.


E na hora de colorir ou sombrear, seu desenho vai acabar manchado e, nesse caso não tem como consertar. O papel colorido segue essa mesma regra.


E ainda, alguns papéis são coloridos na camada externa e o miolo do papel é branco, então se apagar muito e esfolar o papel, vai acabar com uma mancha branca no seu papel colorido.



Resumindo

Nesse artigo abordamos como transferir seu desenho para o papel colorido usando decalque de 3 maneiras.

  • Com o giz pastel

  • com lápis carvão branco

  • e com carbono colorido


Abordamos também os materiais usados, os papéis que uso e como adquirir esses materiais.


Você utiliza algum outro método para transferir seus desenhos para papel colorido? Deixe sua resposta abaixo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page