No último post dessa série sobre como desenhar um gato vamos abordar pontos importantes para a finalização do desenho e, que ainda não foram discutidos nos outros artigos. Se você ainda não leu os posts sobre o olho do gato e como fazer pelos é só clicar no destaque.
Mas hoje vamos direto ao assunto, pois temos muita coisa para abordar. A lista dos materiais você encontra nos posts anteriores dessa série, é só dar uma olhadinha lá.
O Plano de Fundo
Esse desenho tem uma pequena área de plano de fundo na lateral esquerda, e resolvi usar uma abordagem diferente dessa vez.
Para isso usei pó de grafite aplicado com um pincel. No vídeo testei dois pinceis que eu já tinha, mas você pode usar o pincel que você já tem, ou se for comprar pode usar pinceis de maquiagem, eles são mais em conta que os pincéis artísticos e funcionam muito bem para essa técnica.
O pó de grafite fiz raspando a ponta de um lápis 8B com o estilete sobre uma bandeja de isopor, simples assim mesmo, sem nenhum segredo aqui. Para esse desenho não precisa muito pó de grafite. Também dá certo com o lápis 6B a única coisa é que talvez você precise aplicar mais uma camada de pó de grafite.
Para aplicar o pó de grafite basta passar o pincel no pó, tirar o excesso na própria bandeja e aplicar na área desejada.
Depois de aplicar o pó de grafite, escureci algumas áreas com o lápis 6B e usei o lenço de papel para suavizar tudo e retirar o excesso de grafite do papel. Repeti esse processo mais uma vez e o fundo está finalizado.
O Outro Olho
Depois do plano de fundo comecei a trabalhar no olho, o processo é igual o do outro olho, a única diferença aqui é que os pelos ao redor do olho parecem maiores por causa da perspectiva em que está a cabeça do gato.
Para fazer o olho usei lápis F e 2B para a íris, e o 6B para a pupila e as áreas escuras da pálpebra. A seguir comecei a fazer os pelos ao redor do olho com o 2B e o F, e para alguns detalhes mais escuros usei o 6B no final. Esse pelos são um pouco mais compridos que os do outro olho então é necessário um movimento maior com o lápis, sempre observando a direção dos pelos. Na parte acima do olho os pelos estão um pouco projetados para fora e para dar profundidade usei o 6B e o 2B. Depois fiz os pelos desse lado da cabeça até a testa do gato.
Finalizando esse lado passei para as bochechas do gato elas são bem clarinhas usei o F para fazer toda a pelagem e com a mão bem leve usei o 2B nas áreas de sombra.
O Focinho
Primeiro fiz a área do nariz, usando o 2B como base e o 6B para áreas escuras e sombra. Na parte mais clara do nariz passei o F por cima do 2B para suavizar.
Os pelos do focinho são muito curtos, em algumas áreas vamos colocar apenas pontos. O vídeo completo dessa parte do gato você confere aqui.
Espero que tenham gostado do post de hoje e caso tenham alguma duvida é só perguntar nos comentários.
Bons Desenhos e até o próximo Post!
Comments