Na segunda parte sobre como desenhar um gato vamos abordar os pelos curtos, que são a base da cabeça desse gato. Vou explicar duas técnicas que uso para fazer esses pelos: uma usando boleador e outra usando somente os lápis.
Na primeira parte abordei o olho do gato se você ainda não leu é interessante porque expliquei em detalhes como fazer o olho. Para ler é só acessar o link acima.
Os materiais que vamos usar nessa fase são que usamos antes com alguns acréscimos na :
Material: Papel de desenho gramatura 140 Lápis grafite graduações: F, 2B, 6B Borrachas: Mercur 60, limpa tipos da Faber Castell Tombow mono zero 2,3mm Boleador
Como disse no começo do post vamos usar duas técnicas nessa parte. A primeira com o boleador. que é um instrumento com uma ponta arredondada de metal. Com ele fazemos marcas no papel como se fossem os pelos brancos e depois ao passar o grafite por cima essas marcas continuam brancas.
A segunda técnica é utilizando apenas os lápis. Vamos utilizar mais o 2B e o 6B nessa fase, o F será usado apenas como base nas áreas mais claras.
Passo a Passo
Técnica do boleador:
Utilizando o boleador marcamos as áreas mais claras da pelagem (apenas aquelas que são realmente brancas ou que estão com reflexos). Também usamos o boleador para fazer os bigodes brancos.
Eu uso um boleador para decoração de unhas que comprei numa loja de cosméticos aqui da minha cidade, mas uma caneta esferográfica de ponta fina, sem tinta também serve como boleador.
É importante aqui observar cuidadosamente a direção e o sentido dos pelos e o comprimento deles, e tentar reproduzir isso com o boleador. Não precisamos fazer cada fio ou mecha de pelo, apenas dar o aspecto geral da pelagem.
Depois de tudo marcado, usando o lápis 2b e o F vamos fazendo as áreas de tom médio, escurecendo aos poucos e fazendo um degradê.
E com o lápis 6B escurecemos as áreas entre os pelos, para dar mais profundidade
Técnica com lápis:
A segunda técnica começamos com um lápis mais claro (F) para as regiões mais claras da pelagem e com o 2B nas regiões mais escuras e vamos marcando a direção dos pelos de um área. Colocando pelos espaçados observando a direção, e o comprimento dos pelos. Chamo essa fase de mapear os pelos.
A seguir com o mesmo lápis vamos preenchendo a área, dessa vez além de observar a direção e o comprimento vamos observar também o sentido dos pelos.
Depois com o lápis 6B colocar os pelos mais escuros e reforçar as áreas mais escuras.
No vídeo abaixo você pode acompanhar esse passo a passo em detalhes. Se for desenhar junto você pode pausar o vídeo e fazer no seu tempo.
Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de deixar um like e se tiver alguma dúvida escreva nos comentários que responderei o mais breve possível.
Quer aprender mais? Confira os outros posts aqui do blog sobre grafite, lápis de cor e dicas de desenho.
Lembre que para se desenvolver no desenho é preciso praticar, tire um tempo essa semana para praticar o que aprendeu aqui.
Bons desenhos e até o próximo post!
コメント