top of page
  • Ingrid Fornazari

Como desenhar quando está desmotivado 



 

Por que nos sentimos desmotivados para desenhar? Será que isso acontece só com algumas pessoas? Se sente travado e sem saber por onde começar? Quer saber como virar esse jogo? Nesse artigo vamos discutir alguns fatores que podem influenciar na motivação para desenhar e algumas sugestões de como sair dessa.

 

mesa com folha em branco, pote com lápis e xícara de café


















O que é Motivação?

 

Segundo dicio.com.br, o significado de motivação é:

 

"substantivo feminino; Ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo...Reunião das razões pelas quais alguém age de certa forma; processo que dá origem a uma ação consciente..."


A motivação para desenhar não vem de fora. Ela é intrínseca, isso quer dizer que a motivação vem de dentro da gente. Somo nós mesmos que nos motivamos ou desmotivamos.

Para entender o que te faz não começar aquele desenho que está na sua cabeça há tempos. Ou, que comece e pare a maioria dos desenhos, você tem que analisar seus próprios pensamentos em relação a isso. "



Entendendo o que nos "trava"


Você está cansando (física ou mentalmente)? Porque se for esse o caso o melhor a fazer é dar um tempo, relaxar, ver TV, tirar um cochilo, ou qualquer outra coisa que te descanse e voltar para o seu desenho quando estiver descansado. Mas, você não termina porque tem receio de que não fique bom o bastante. Acha que é complicado demais e que não vai dar conta. Tem medo de errar. Todas as anteriores e mais um monte de incertezas na sua cabeça. Então é preciso pensar um pouco sobre isso.

Se você pensa essas coisas, entenda, você não é o único. Isso é do ser humano, todo mundo passa por isso em maior ou menor grau dependendo da profissão. A única diferença é que quase ninguém fala sobre isso.

 



Quando não souber o que fazer, volte ao básico

 

Eu ouvi essa frase num vídeo que estava assistindo, já faz um tempão, infelizmente não me lembro de quem foi. Se você se sente travado sem saber o que desenhar ou sem ânimo para continuar algum projeto, volte ao básico.

Desenhe formas geométricas e coloque luz e sombra. Desenhe alguma coisa que já domina por alguns minutos e, quando terminar volte ao projeto que estava parado. Isso sempre funciona para mim.

Retomar o básico nos ajuda a relembrar o que já aprendemos e serve como ponto de partida para novas ideias.


mão desenhando em folha branca

 

Mil projetos começados! E nenhum terminado...

 

Se você é criativo já deve ter experimentado fases em que você tem um monte de ideias ao mesmo tempo e todas parecem ser a melhor. Aí você começa um desenho (ou projeto) e logo vem a ideia para o outro, você pensa: Vou fazer essa ideia nova para não perder, e depois eu termino o outro. E o tempo passa e você tem vários projetos começados e não terminou nenhum.

Eu tive uma fase assim e uma coisa que me ajudou muito foi só começar um desenho novo quando o anterior estivesse terminado. Então quando eu fico empolgada com a ideia de um novo projeto, eu me esforçava para terminar o que eu estava trabalhando para poder começar outro.

E para não perder as ideias anoto num caderno, em detalhes, tudo o que penso em fazer para não correr o risco de esquecer.

 



Receios

 

pessoa desmotivada

Outras vezes, o que nos impede de fazer algo são os nossos receios: receio que não vai dar certo, de que não somos bons o bastante para fazer aquilo. E principalmente o receio de errar (acho que esse era o mais paralisante para mim). Mas quando damos o primeiro passo e começamos a fazer (seja lá o que for) acabamos percebendo os receios eram infundados.

É claro que todo projeto tem seus desafios e que chega uma hora que pensamos. E agora? O que fazer? Como resolver isso ou aquilo? E lá vem o medo de errar novamente. Se nessa hora a gente insistir e continuar fazendo, o medo desaparece. E daí se errar? A gente conserta e continua.

 

 



"Comer e coçar é questão de começar"

 

Minha vó já dizia, "comer e coçar é questão de começar" e ela sempre usava essa frase quando eu falava que não queria fazer algo (ex.: fazer lição de casa, estudar, guardar meus brinquedos). O que ela queria dizer é que, na maioria das vezes, quando não temos vontade de fazer alguma coisa basta começar a fazer e a vontade vem. Se vencermos a inércia inicial, o resto fica mais fácil.

Se você começar a fazer o que se dispôs, pode ficar meio devagar no começo, mas depois de alguns minutos a coisa flui, e você perceberá que fez progressos no seu desenho, isso vai deixá-lo mais inclinado a continuar desenhando.

Então, se você tem o hábito de ficar procrastinando e nunca terminar seus desenhos saiba que para vencer só há um caminho, começar a fazer. Tem hora que é preciso tirar de cena todas as distrações, desligar o celular, a TV a internet, ficar quieto e desenhar. Às vezes, o silêncio é o seu melhor amigo.

Entender o que acontece dentro da gente é o primeiro passo para "achar" a motivação, e o segundo passo é partir para a ação. Comece a fazer e vai achar seu caminho.

 

 

O desenho como trabalho

 

Uns tempos atrás estava vendo o 'story' de um desenhista e perguntaram para ele o que o motivava a desenhar e sabe o que ele respondeu? Os boletos chegando para eu pagar.

Na hora achei engraçado, mas tem uma verdade aí. Se você trabalha desenhando é daí que vem o dinheiro para você se sustentar e por isso você tem que desenhar quer queira ou não.

Se não desenhar você não tem dinheiro para pagar suas contas, simples assim. Quando o desenho é (ou vai ser) o seu trabalho, você tem que encará-lo como tal. Estipular um horário para desenhar é um bom começo.

Sou uma pessoa mais produtiva logo que acordo então separo esse tempo para desenhar e deixo outras tarefas para o período da tarde e noite.

 

Mão segurando lápis sobre folha de papel em branco

 

Resumindo

 

Existem vários fatores que podem nos impedir de continuar desenhando, e geralmente são fatores internos. Quando entendemos o que está acontecendo dentro da gente fica muito mais fácil quebrar o ciclo. Muitas vezes é necessário uma boa dose disciplina e determinação para sairmos do ponto que estamos e voltar a ação, mas a recompensa vale a pena.

Pontos que sempre me ajudam a manter a motivação e terminar o que comecei:

Listar tudo o que quero desenhar

Não começar um desenho/projeto sem terminar o anterior.

Ter uma rotina de desenho

Voltar ao básico quando me sinto travada

E por último simplesmente, sentar e fazer sem desculpas.

 

Espero que esse artigo te ajude a entender um pouco a sua motivação para desenhar, e que consiga te ajudar a destravar. Você gostou desse post? Quer ver mais conteúdo assim? Tem alguma sugestão para próximos post? Fique à vontade para deixar um comentário.

Bons Desenhos!

E até a próxima.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page