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  • Ingrid Fornazari

As Cores e o Círculo Cromático

Série Teoria das Cores


No artigo anterior sobre teoria das cores vimos o que é cor e um pouco de história sobre estudos em teoria da cor e sobre o círculo cromático.

Nesse artigo vamos nos aprofundar um pouco mais no círculo cromático, e entender vários aspectos relacionados a ele e suas cores.

Mas antes de entrar nesse assunto propriamente dito, um aviso: existem controvérsias quanto a alguns termos usados em teoria das cores, creio que isso aconteceu por divergências nas traduções.

Os termos usados aqui foram resultado de muita pesquisa em artigos em português e inglês. Creio que a terminologia usada aqui reflete a tradução mais precisa e adequada para esse assunto.



Sobre o Círculo Cromático


O círculo cromático é uma representação das principais cores e de como elas se relacionam. Geralmente é representado por um diagrama circular ou em forma de estrela, mas existem outras representações. As formas mais comuns do círculo cromático apresentam 6 ou 12 cores.

círculo cromático moderno

Círculo Cromático, baseado modelo RYB



Cores Primárias

De acordo com o modelo RYB, temos as cores vermelho, amarelo e azul, chamadas de cores primárias. Elas recebem esse nome porque, segundo esse modelo, são as cores que não podem ser formadas através de misturas de cor, porém, através da mistura delas, podemos obter todas as outras cores.


Cores Secundárias

Cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias, e são elas: o verde, o laranja e o roxo.


Cores Terciárias

As cores terciárias são obtidas pela mistura de uma cor secundária e uma cor primária e temos:

  • Verde azulado (alguns chamam de verde turquesa) que é uma mistura de verde + azul.

  • Violeta - azul + roxo.

  • Magenta - roxo + vermelho.

  • Vermilion (ou vermelho alaranjado) mistura de vermelho + laranja.

  • Âmbar misturando laranja + amarelo.

  • Chartreuse (ou verde amarelado) - amarelo + verde.

disposição das cores no círculo cromático

Família de Cores


Família de cores é um daqueles termos controversos que citei no começo do artigo, tem lugares que você vai achar família de cores como sendo várias tonalidades de um mesmo matiz.

Uma outra definição para família de cores é a que divide as cores em três famílias: quentes, frias e neutras. E é essa definição que vamos tratar aqui.


Cores quentes

Os clássicos dessa família são o vermelho e o laranja, e também podemos colocar alguns tons de amarelo aqui. Essas cores transmitem a sensação de calor, e são associadas com sol, verão e coisas quentes.


Cores frias

Nessa família encontramos tons de azul, verde e roxos. Passam uma sensação mais calma que as cores quentes, e são associadas com água, natureza entre outros.


Cores Neutras

Aqui estão os tons de cinza, marrom além do branco e preto, ao contrário das cores quentes e frias essas cores não transmitem sensações.

Esse é o básico da família de cores, porém na prática, quando estamos fazendo um desenho essa questão de quentes, frias, e neutras pode mudar um pouco, pois num desenho podemos ter um tom de azul ou marrom quente, por exemplo. Isso acontece porque em uma ilustração ou desenho, as cores de uma determinada paleta interagem entre si e essa relação quente, fria e neutra pode variar e você pode ter um amarelo frio, ou um verde como tom neutro.

Sei que pode parecer um pouco confuso de início, mas o importante aqui é você entender que existe a classificação padrão de cores neutras, frias e quentes, e que diferentes tons de uma mesma cor podem ser classificados com quente, frio ou neutro, dependendo de como essa cor se relaciona com as outras.



Termos Relacionados a Cores


Antes de prosseguirmos, temos alguns termos relacionados a cores que precisamos saber. Não vamos aprofundar no estudo deles ainda, é apenas para ficar mais fácil de entender os termos relacionados a cores. São eles:

Matiz: é a cor pura, aquela direto do tubo de tinta por exemplo. Podemos dizer também que matizes são as cores primárias(vermelho, amarelo e azul) e secundárias (laranja, verde, roxo) onde ainda não houve adição de nenhuma cor neutra.

Tom: quando pegamos a cor pura (matiz) e adicionamos branco.

Tonalidade: quando adicionamos cinza a cor pura.

Sombra: quando é adicionado preto a um matiz.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre esses termos, precisamos de mais um conceito ainda, o valor tonal.

Valor tonal (ou simplesmente valor) é o quanto um determinado matiz pode ser claro ou escuro. Qualquer matiz pode ter uma escala de valores do claro ao escuro.

valor tonal


Esse conceito está relacionado a cores, mas também é usado em desenhos a grafite e carvão.


E porque adicionamos cores neutras às cores puras?

Para ajustar o valor tonal da cor, as cores puras, são muito vibrantes, intensas e nem sempre vão combinar com as cores que precisamos para um desenho, então precisamos misturar outras cores a elas.


Mas e na prática, como é isso?

Vamos pegar um exemplo de uma caixa de lápis de cor, nela vamos encontrar vários lápis amarelos, verdes, azuis, roxos e por aí vai, cada um desses lápis com diferentes gradações da mesma cor são exemplos de tom, sombra e tonalidade.


caixa de lápis de cor

Foto por Zany Jadraque no Unsplash



Esquemas de Cores


Agora que já entendemos as classificações das cores, e aprendemos a nomenclatura relacionada, vamos falar sobre esquemas de cores.

Esquemas de cores são determinadas combinações de cores que funcionam bem juntas. Criar uma paleta de cores do zero pode ser algo um tanto complicado de acertar mas, com os esquemas de cores, fica fácil saber como combinar. Se você pesquisar esquema de cores na internet, você também vai achar o termo harmonia das cores, que é a mesma coisa, só que é mais usado pela área de moda ou outros nichos. Em desenho e design o termo mais comum é esquema de cores.

Existem sete esquemas de cores principais, são eles: monocromático, análogo, complementar, split complementar, triádico, tetrádico (retangular) e quadrado.



Monocromático

Como o próprio nome já diz é um esquema formado por uma única cor. Esse esquema pode ter apenas um valor tonal ou ser vários valores tonais de uma mesma cor.

Num esquema monocromático os valores tonais ajudam a dar o contraste necessário para que o desenho não fique plano ou sem graça.

esquema de cor monocromático

Análogo

O esquema de cor análogo é aquele formado por cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático. Como exemplo podemos citar o amarelo, verde e laranja.

Abaixo um exemplo de esquema de cor análoga.


esquema de cor análogo

Complementar

Formado pelas cores opostas no círculo cromático. Um exemplo clássico dessas cores são o vermelho e o verde dos enfeites de natal. Elas são cores que quando misturadas cancelam uma a outra, ou seja produzem uma cor neutra. Porém quando colocadas uma ao lado da outra forma um esquema de cores com contraste forte e agradável.

esquema de cor complementar


Triádico

O esquema triádico, também chamado de tríade em alguns lugares, é formado por três cores igualmente espaçadas no círculo cromático. Eu prefiro usar a nomenclatura triádico (a) para esse esquema, porque se você pesquisar o termo tríade na internet, vão aparecer muitas coisas relacionadas com música, ao passo que o triádico só aparece relacionado a teoria das cores.

Nesse esquema as cores formam um triângulo no círculo cromático, como podemos observar abaixo.

esquema de cor triádico


Split Complementar

O split complementar, ou numa tradução literal complementar separado, é uma variação do esquema de cores complementares. Esse esquema é composto por três cores, onde uma funciona como base e as outras duas como cores de realce ou detalhes. Essas duas cores não estão diretamente opostas a cor de base, mas são cores análogas a cor oposta. Quando olhamos a representação no círculo cromático vemos que esse esquema forma tipo um pequeno triângulo (checar info), veja esquema abaixo. A diferença entre esse esquema de cores e o triádico é que as cores do split complementar não estão igualmente espaçadas no círculo cromático.

esquema de cor split complementar


Tetrádico

O esquema tetrádico usa 4 cores, sendo que elas formam dois pares de cores complementares, sendo considerada uma variante do esquema complementar, e por isso, às vezes, chamado de duplo complementar.

As cores aqui formam uma combinação vibrante e por isso é considerado por muitos como um dos esquemas de cores agressivo, e um dos mais difíceis de aplicar, porém se você conseguir aplicar corretamente seu desenho vai se destacar, pois tem um contraste ousado que atrai a atenção do observador.

Nesse esquema temos uma cor base e as outras três cores estão distantes umas das outras formando um retângulo, o que faz esse esquema de cores ser chamado de retângular por alguns. Mas como falamos antes eu prefiro a nomenclatura que vai me direcionar exatamente para o que eu estou procurando e o termo Tetrádico ou o nome em inglês Tetradic nos levam diretamente aos esquemas de cores.


esquema de cor tetrádico 2
esquema de cor tetrádico 1











Quadrado

Esse é um esquema de cores pouco conhecido. Consiste de quatro cores igualmente espaçadas no círculo cromático, também formado por dois pares de complementares. É uma variação do esquema tetrádico retangular, e por isso também chamado de tetrádico quadrado.

esquema de cor quadrado

É um esquema com muito contraste e muitas opções de cores, e talvez por isso menos usado, mas se bem executado, cria uma peça única que atrai todas as atenções.

Como disse antes, esses não são os únicos esquemas de cores, existem outros, mas esses são os mais usados.



Resumindo


O círculo cromático é um diagrama de cores que pode ser representado de várias formas, as mais comuns são em forma de círculo ou estrela, contendo 6 ou 12 cores.

As cores do círculo cromático podem ser divididas em primárias (cores que não podem ser misturadas), secundárias (mistura de duas cores primárias) e terciárias (mistura de uma cor primária e uma secundária).

As cores também pode ser divididas em famílias, que são as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) cores frias (azuis, verdes e roxos). As cores dessas famílias transmitem sensações que remetem aos nomes de cada família.

E as neutras (branco, preto e cinzas) cuja característica é não transmitir sensações.

Vimos que matiz é o nome da cor pura, e que conforme adicionamos cores neutras ao matiz alteramos a cor. Quando adicionamos branco criamos o tom. Ao adicionar cinza temos tonalidades, e quando acrescentamos o preto a cor chamamos de sombra. E também aprendemos que valor tonal são diferentes gradações de uma cor.

As combinações de diferentes cores do círculo cromático chamamos de esquemas de cor, existem sete esquemas de cores básicos, que combinam uma, duas ou até quatro cores dentro do círculo. Esses esquemas recebem nomes de acordo com as cores que eles combinam. São eles:

  • Monocromático

  • Análogo

  • Complementar

  • Triádico

  • Split complementar

  • Tetrádico (retangular)

  • Quadrado



Nesse artigo vimos:

O que são cores primárias, secundárias e terciárias.

Conhecemos as famílias de cores: quente, fria e neutra

Aprendemos também sobre matiz, tom, tonalidade e sombra e valor tonal.

E também sobre sete esquemas de cores:

  • Monocromático

  • Análogo

  • Complementar

  • Triádico

  • Split complementar

  • Tetrádico (retangular)

  • Quadrado



Nos próximos artigos sobre teoria das cores vamos ver os modelos de cor.

Quer compartilhar suas experiências com teoria da cor, tem algo que gostaia de acrescentar ou dúvidas? escreva abaixo.

Sugestões sobre novos conteúdos escreva para duvidas@ingridfornazariart.com

Bons desenhos e até o próximo post!


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