top of page

6 Níveis de Pressão do Lápis de Cor que todo Artista Precisa Conhecer

  • Foto do escritor: Ingrid Fornazari
    Ingrid Fornazari
  • 11 de mar.
  • 4 min de leitura


Introdução


Se você desenha, seja por hobby ou com aspirações profissionais, e utiliza a técnica de camadas, já deve ter percebido que a pressão da mão no lápis de cor é um dos pilares para criar um trabalho de qualidade. A pressão certa pode transformar um desenho simples em uma obra realista, cheia de profundidade e textura.


lápis sobre desenho colorido no papel - desenho realista em lápis de cor por Ingrid Fornazari Art

Quando comecei a estudar pintura com lápis de cor, encontrei um conceito que parecia simples, mas era pouco explorado: a pressão do lápis. Na época, havia pouquíssimo material em português sobre o assunto, e muitas pessoas com quem conversei sequer entendiam do que eu estava falando. Decidi, então, pesquisar por conta própria e, após muita prática, consegui dominar essa técnica.


Hoje, quero compartilhar com você o que aprendi, para que você também possa evoluir nos seus desenhos.


A Pressão do lápis


Dominar a pressão do lápis não é difícil, mas, como tudo no desenho, exige prática e paciência. Vamos juntos explorar como isso pode elevar o seu trabalho a um novo patamar.


A pressão do lápis no papel é de certa forma algo subjetivo, já que depende da interpretação de cada um sobre o que é leve, forte etc. mas, na prática, é uma habilidade que pode ser aprendida e controlada.


Entender a pressão na mão também facilita a comunicação durante tutoriais e aulas, porque você vai saber ao que estou me referindo quando digo pressão leve, ou média e assim por diante.


Para facilitar o entendimento e o aprendizado, desenvolvi uma escala de pressão para lápis de cor.


Essa escala é composta por 6 níveis de pressão, sendo que os níveis mais utilizados no dia a dia variam entre 1 e 3 o 4 é usado em casos especiais. E o 5 e 6 dificilmente serão usados em desenho realista.


O objetivo dessa escala é dar a você um guia para poder entender como utilizar a pressão da mão no lápis.



escala de pressão do lápis de cor no papel
Tabela de pressão do lápis de cor sobre o papel.


Abaixo uma breve explicação de cada nível:


Nível 1: Pressão mínima

É o mais leve que você consegue aplicar. A camada de cor é tão suave que, dependendo do tom, mal é perceptível.

Para treinar, apoie o lápis na mão e sinta o peso dele sem segurar. Depois, envolva os dedos ao redor do lápis e mova-o sobre o papel sem apertar ou forçar. Essa técnica é ideal para áreas claras e para iniciar o processo de camadas.


Com um pouco de prática, você pega o jeito!


Uma dica é usar um lápis novo para treinar, no início, pois ele tem mais peso, facilitando o controle.


Nível 2: Pressão leve

Aqui, você adiciona um pouco mais de pressão, mas ainda mantendo um toque suave. É como se você estivesse "acariciando" o papel com o lápis. Esse nível é ótimo para criar transições suaves entre tons.


Nível 3: Pressão moderada

Este é o nível mais utilizado no desenho realista. Com uma pressão um pouco mais firme, você consegue cobrir áreas maiores e criar camadas consistentes. É ideal para definir sombras e texturas.


Nível 4: Pressão firme

Aqui, a pressão é mais intensa, mas ainda controlada. Esse nível é perfeito para finalizar detalhes e aplicar a técnica de burnishing*. É essa pressão que usamos quando vamos fazer cílios ou sobrancelhas.


Nível 5: Pressão forte

Neste nível, a pressão é significativa, mas ainda não é o máximo que você pode aplicar. Pode ser usado em alguns tipos de burnishing*. Use com cuidado, pois essa pressão pode achatar a textura do papel rapidamente, limitando a aplicação de mais camadas. Além disso, pode ser cansativo para a mão e o pulso.


Nível 6: Pressão máxima

É a pressão mais forte que você pode aplicar. No entanto, não recomendo usá-la, pois pode danificar o papel, causar dores na mão e dificultar a correção de erros.


Se você usar essa pressão vai perceber que alguns lápis esfarelam conforme são pressionados contra o papel.

Além disso, os traços ficam muito marcados, o que pode prejudicar a uniformidade do desenho.


 

*burnishing - técnica de pintura com lápis de cor que consiste em passar um lápis branco ou de cor clara por cima de uma área já pintada. O objetivo é misturar as cores e dar acabamento, deixando a pintura com um aspecto liso e brilhante. Em tradução livre burnishing quer dizer polimento.


 

Conclusão


Dominar a pressão do lápis é um passo fundamental para quem deseja evoluir no desenho realista com lápis de cor. Cada nível de pressão tem seu papel no processo de criação, desde as camadas mais sutis até os detalhes mais marcantes.

Praticar regularmente e entender como cada nível de pressão afeta o papel e a cor aplicada é essencial para aprimorar sua técnica. Cada artista tem seu próprio toque e sensibilidade, mas conhecer essa escala ajuda a ter mais segurança nos resultados.


Não tenha pressa para dominar essa técnica. Comece devagar, experimentando cada nível de pressão e observando os efeitos no papel. Com o tempo, você vai perceber que isso se torna natural, e sua mão vai "aprender" a dosar a pressão de acordo com o que cada parte do desenho exige.


Agora que você conhece os diferentes níveis de pressão e como aplicá-los, experimente em seus desenhos e veja como essa técnica pode transformar sua arte. Com paciência e dedicação, você vai aperfeiçoar seu controle e levar seus trabalhos a um novo nível!


E aí, pronto para praticar? Compartilhe suas experiências nos comentários e me conte como tem sido seu progresso!

Comments


bottom of page