top of page
Ingrid Fornazari

5 Dicas para um Desenho Realista Melhor


Você quer fazer desenhos mas tem dificuldade para deixar seus desenhos mais realistas? Com essas 5 dicas é possível melhorar seus desenhos realistas a partir de agora!



Dica 1 : a foto de referência

Um bom desenho realista começa muito antes de colocar o lápis no papel. A escolha de foto de referência é uma das coisas mais importantes para o sucesso do seu desenho realista.

Não basta escolher uma foto, temos que verificar algumas coisas antes, e aqui está um guia rápido para escolher a foto de referência.

Se você quer desenhar um animal ou pessoa, a primeira coisa que precisa verificar são os olhos.

  • Os olhos estão visíveis?

  • Eles estão nítidos?

  • Você consegue diferenciar a pupila da íris? Consegue enxergar o ponto de luz e a sombra da pálpebra na íris?

Esses são pontos muito importantes porque os olhos são a primeira coisa que as pessoas vão olhar no seu desenho. Isso é natural da nossa espécie, somos atraídos a olhar nos olhos, invariavelmente.

E também são os olhos que ditam a expressão do rosto.

Por todos esses motivos é que nossas fotos de referência precisam ter os olhos bem nítidos.

Outras coisas que também devemos prestar atenção é se o nariz e a boca estão em foco. Embora esses possam variar conforme o ângulo da foto, num retrato o olho, nariz e boca sempre devem estar em foco.

Já o cabelo e as orelhas não precisam necessariamente estar em foco.

Quando você desenhar natureza morta, objetos ou paisagens, o seu ponto focal, ou seja, a parte da composição que você quer destacar precisa estar em foco, caso contrário o olho do observador será desviado para outro lugar.

Muitas vezes quando temos uma foto de paisagem é necessário cortar a foto, para destacar o ponto focal.

Outra coisa muito importante é estudar cuidadosamente sua referência, antes de começar a fazer o esboço.

Entenda de onde vem a luz, quais são os pontos de sombra própria, sombra projetada. Perceba quais serão os pontos fáceis e os desafios de fazer essa referência.



Dica 2: Faça um bom esboço

A segunda coisa mais importante para um bom desenho realista é o esboço, também chamado de desenho base. Eu sei que sempre falo isso, mas é verdade, um esboço preciso é a chave para um bom desenho.

E o que é um esboço preciso?

Para fazer um esboço preciso você precisa prestar atenção as medidas da foto de referência. Por exemplo, você vai fazer do mesmo tamanho da foto de referência ou vai ampliar, ou diminuir. E independente do que escolha as proporções são extremamente importantes, o tamanho de um olho ou objeto em relação ao resto da foto. Se a foto está no sentido retrato (com a folha em pé) e você quer fazer paisagem (folha deitada), você vai precisar ajustar as proporções ou o desenho vai parecer achatado, ou vai ficar espremido na folha, o que também não vai dar um bom resultado.

Outras coisa importante é a perspectiva, no caso de paisagens e objetos e a vista da figura no caso de um rosto por exemplo.

Quanto mais fiel a foto de referência o seu esboço estiver, mais fácil será de executar o desenho e melhor será o resultado final.

Para construir um esboço preciso tem várias técnicas que podem te ajudar, eu expliquei algumas delas nesse post aqui. Mas entre elas podemos citar, o método do grid, método de construção com formas geométricas, técnica de medidas, técnica de diretriz.

Eu costumo usar muito o método do grid, porque para mim é o mais rápido para construir o desenho, porém método de construção é uma coisa pessoal e eu recomendo que você experimente alguns e veja qual você se adapta melhor.


Dica 3: trabalhe em camadas

Independente se você vai sombrear com grafite, colorir com lápis de cor ou usar outro material como aquarela, guache ou carvão, minha dica de ouro é trabalhe em camadas.

Quando você trabalha em camadas é possível ajustar caso alguma coisa não esteja saindo como o esperado, você sempre pode retirar a última camada, apagar, escurecer, mesclar cores, suavizar alguma área. Porém se você for com muita sede ao pote e quiser fazer tudo de uma única vez você vai saturar o papel e na melhor das hipóteses você não conseguira colocar todos os detalhes ou luzes e sombras que precisa, e na pior delas você vai escurecer demais e não vai ter como apagar, muitas vezes terá que começar de novo, porque se tentar apagar ou consertar pode estragar o papel.


Dica 4: Contraste

O contraste é a diferença entre as áreas de luz e as de sombra. Para um bom contraste suas áreas claras devem estar tão claras quanto a referência e suas áreas escuras, tão escuras quanto a sua referência. Para ajudar na identificação das áreas claras e escuras eu recomendo usar a escala de valor, tem um vídeo inteiro sobre elas no link.

É o contraste que faz seu desenho ter aparência tridimensional, ou como gosto de dizer: "-Saltar do papel."

Entender sobre luz e sombra e escala de valores é fundamental para dominar o contraste, veja os artigos e vídeos aqui do blog para entender melhor sobre esses conceitos.


Dica 5: Não apresse o desenho

Uma coisa muito comum quando estamos começando é querer acabar logo. Eu mesma já fiz isso muitas vezes.

O vocês precisam entender é que cada um tem seu ritmo para desenhar, e apressar as coisas só vai deixar seu desenho com aparência de inacabado.

Muitas vezes, porque vemos os vídeos rápidos na internet, ficamos com a impressão de que temos que fazer tudo naquele tempo, quando na verdade os vídeos são acelerados fazendo horas se transformarem em segundos ou minutos.

Ter um artista que você admira e quer desenhar no mesmo nível é muito bom e nos ajuda ter uma meta para progredir, porém tem que lembrar que essa pessoa já desenha a mais tempo que você e já dominou conceitos e técnicas que você ainda está aprendendo, então muito provavelmente você não vai conseguir desenhar com a mesma habilidade logo no começo da sua jornada.

Portanto leve o tempo necessário para que o desenho que você está fazendo seja bem executado. Levante a cada hora, estique a musculatura, beba uma água e depois retorne ao seu desenho. Se ficar cansado, pare e volte a desenhar no dia seguinte. Não tem coisa pior para o resultado final do desenho do que uma mão ou vista cansada.


E por último mas não menos importante, pratique sempre, essa é a chave para melhorar suas habilidades, em qualquer área. Tire algumas horas na sua semana para praticar desenho.


Dúvidas e sugestões, deixe seu comentário.


Bons desenhos e vejo vocês no próximo post.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page